Se até o Rei George VI da Inglaterra precisou aprender técnicas para falar em público, não há motivos para você se envergonhar por não dominá-las!
O medo de falar em público é algo bastante comum. Aliás, em pesquisas feitas no Brasil e no mundo, não raro ele aparece no topo ou entre os três medos mais comuns – às vezes até na frente da morte ou de doenças.
O medo de falar em público causa desde um leve friozinho na barriga até sintomas físicos como mal estar ou o famoso “branco” ao encarar um grande público.
Mas afinal, de onde vem tamanho pavor?
Uma das maiores causas é a ansiedade, conforme apontam especialistas, que leva à insegurança: aquela sensação desagradável de que não estamos preparados mesmo quando praticamos centenas de vezes o conteúdo do discurso.
Por isso, controlar a ansiedade é o “passo zero” para contornar o medo e começar a dominar as técnicas para falar em público. Feito isso, não deixe de seguir nossas dicas abaixo!
A boa notícia é que, justamente por ser tão comum, já existem diversas técnicas para superar o medo de falar em público – e não é preciso ser rei ou ter acompanhamento especial para aprendê-las:
Parece bobo dizer que você deve se preparar para falar em público, certo?
Mas muitas pessoas negligenciam essa parte ou até mesmo deixam para a última hora, e aí é difícil contornar o medo de que algo dê errado.
Procure se organizar e aprender o texto que irá falar. Não é preciso decorar – até porque isso geraria mais pressão -, mas é importante dominar o conteúdo que será abordado.
Depois de se preparar e organizar as informações que deseja falar, pratique! Essa é uma das mais importantes técnicas para falar em público com segurança e qualidade.
Afinal, já diz o velho ditado: “A persistência é o que leva à perfeição”. Por isso, vale apresentar a fala em frente a um espelho ou, se possível, em frente a pequenos públicos, como amigos e familiares.
Olhar para a plateia pode ser muito intimidador, especialmente para iniciantes.
Por isso, focar no fundo da sala tira um pouco o medo inicial. Ao adquirir prática, porém, busque circular o olhar pelo público, pois isso aumenta a empatia e a qualidade da apresentação.
Ao sentir ansiedade, é natural perder o foco e começar a falar rápido demais, projetando as próximas falas e se atrapalhando – o que pode ser um verdadeiro desastre.
Se você sentir o nervosismo tomando conta, não hesite em respirar fundo!
Uma boa dica é ter um copo d’água à mão para esses momentos, caso você não se sinta à vontade com alguns segundos inexplorados de silêncio (embora eles sejam completamente normais e aceitáveis).
É normal engasgar ou gaguejar um pouco ao falar em público! Se deslizar ou se confundir, apenas sorria, peça desculpas se for necessário e siga adiante. A autocrítica é importante para melhorar, mas procure não ser tão duro consigo mesmo. Só o fato de ter começado a falar em público merece aplausos!
Claro que é importante que você domine essas técnicas para falar em público que são universais, mas lembre-se de que conhecer e liderar a si mesmo para alcançar seus objetivos é o que de fato irá levá-lo a um nível de excelênca.
Pensando nisso, que tal aproveitar para fazer meu curso online “Ser líder ou tornar-se líder”. Ele é gratuito e irá ser de grande valia para você, tenho certeza!