A depressão tem estado presente na vida de muitas pessoas e está sendo considerada a doença do século. Além de ser uma doença grave que traz muitas preocupações, ela também é capaz de afetar a forma que o indivíduo irá se enxergar. Pode começar com algo que a estava deprimindo e com o decorrer do tempo, acaba por evoluir.
São diversos fatores que podem influenciar e desencadear a depressão, por exemplo, a perda de um ente querido ou até um momento difícil que aquela pessoa esteja passando. Essa angustia que ela sente acaba aumentando e o organismo passa a perder nutrientes que são necessários para nos proporcionar a alegria, o bem estar.
- Não confunda depressão com tristeza
A depressão causa uma sensação de vazio e de que nada faz sentido. Pode causar diversos sintomas como a insônia, a baixa autoestima, a desmotivação até para as coisas que antes sentia prazer em fazer. Enquanto a tristeza é um sentimento momentâneo.
- Faça exercícios
Existem alguns cuidados que você pode tomar e fazer exercício físico é um deles. Lembre-se que a mente e o corpo estão interligados. Os movimentos irão começar a mudar também a mente e aos poucos, a pessoa passará a se sentir melhor. Procure estar presente em lugares ao ar livre.
- Esteja ao lado de pessoas bem humoradas
Procure estar ao lado de quem te faça bem e te faça rir. Procure focar nesses momentos que são regados de energia positiva.
- Cuide dos seus pensamentos
Tenha pensamentos mais altruístas e acredite que tudo o que você pensa pode se materializar. Portanto, esteja atento e evite os pensamentos negativos. Pense no que te faz bem.
- Entenda o sentido da sua vida
Você pode listar em uma folha tudo aquilo que faz a sua vida ter sentido. Escreva tudo, por exemplo, a sua família, o seu casamento, seus amigos. E por eles, levante-se e encare a vida como ela é.
Se você está passando por isso ou conhece alguém que esteja é muito importante ter o apoio de pessoas queridas ao lado de quem esteja com a depressão, evite qualquer tipo de preconceito, pois a depressão é uma doença sim e deve ser levada com cuidado. Procure a ajuda de um profissional e não tenha vergonha ou se sinta constrangido, saiba que você tem valor!