A vida é uma história escrita diariamente e que só pode ter o roteiro alterado por seu próprio autor: você mesmo. Pois é, você quem decide o que quer ter na vida. E é assim que acontece com as emoções, esses sentimentos tão poderosos e capazes de transformar completamente o rumo de uma vida.
O ser humano possui dois tipos de emoções: as positivas, como o amor, a alegria e a gratidão que proporcionam motivação, vontade de fazer e alegria de viver. E as emoções negativas, estas ligadas ao medo, a raiva, a tristeza e a culpa. Como já é de se imaginar, são as emoções negativas as responsáveis por paralisar e instigar a pessoa a fugir ou atacar.
E para ajudar (ou piorar), as emoções são viciantes. Isso, mesmo. Com o passar do tempo, elas se tornam um hábito e, como todo hábito, isso pode ser bom ou ruim. Cabe a nós mesmos (os autores da nossa história) decidir qual emoção queremos ter na vida.
Tudo o que é negativo é mais fácil de sentir e mais resistente às mudanças ao passo que hábitos bons são mais difíceis de serem instalados. Porém, uma boa solução é prestar atenção em como você reage diante do que acontece. Se você precisa de mais inteligência emocional para fazer com que suas emoções sejam melhores, então comece a escolher emoções mais positivas.
Lembre-se que tudo o que acontece é apenas um evento. E é só você que pode dar sentido para esse evento (esses sentimentos que podem ser positivos ou negativos). Não existe nada bom ou ruim. O que existem são grandes aprendizados e, se você quer ter mais inteligência emocional, então comece a ver o que acontece de maneira diferente.
Você vai se sentir muito mais saudável e com disposição ao praticar as emoções positivas e desenvolver a sua inteligência emocional. Até porque a inteligência emocional é a característica principal de pessoas com muito sucesso, seja pessoal ou profissional.
Está preparado para tomar esta decisão sobre qual será a sua emoção? Quanto mais inteligência você decidir ter nas suas emoções, maior será o seu sucesso. Decida e pratique as suas melhores emoções.