Entrevista marcada, e agora? Primeira coisa: calma! Sendo essa a vaga dos seus sonhos ou não, nervosismo só vai te atrapalhar. Para te ajudar, eu preparei algumas dicas que podem te auxiliar muito, olha só:
1 – Controle suas emoções
A preparação antes da entrevista é essencial. Concentre-se em algo bom que já viveu, uma lembrança, uma experiência positiva e foque nisso. Coloque todo seu esforço nessa memória e pratique isso cada vez mais. Assim, além de chegar a reunião mais confiante e disposto, você vai eliminar as distrações que o cercam. Lembre-se que o entrevistador está formando uma opinião a seu respeito. Portanto, o bom comportamento e uma boa postura é fundamental.
2 – Ensaie sua entrevista
Você não precisa ser fingido, mas um bom ensaio com supostas perguntas feitas pelo entrevistador vai te deixar muito mais preparado. Afinal, você vai se sentir mais à vontade para falar as respostas que já havia ensaiado. É exatamente isso que o entrevistador procura: alguém seguro, que sabe o que fala e não fica enrolando para responder algo. Um bom profissional precisa demonstrar confiança quando entrevistado.
3 – Pesquise sobre si mesmo
Provavelmente, seu entrevistador vai pesquisar seu nome na internet, pode ser que ele até veja suas redes sociais. Até porque, ele quer saber quem você é, até mesmo quando não está trabalhando. Porém, antes que ele faça isso, você deve adiantar esse trabalho e verificar se seu nome está vinculado a alguma coisa que possa lhe prejudicar na internet. Pesquise no Google, dê uma boa vasculhada em suas redes e delete aquilo que não é favorável a uma boa imagem.
4 – Elabore suas respostas com cuidado
Engana-se quem pensa que apenas o entrevistador guia a entrevista. Na verdade, você também é responsável por isso. Formule bem suas respostas, dando uma estrutura com a intenção de levar assuntos que possam te ajudar. Não entendeu? É simples, você pode levar a conversa ao rumo que você quiser, apenas tenha atenção com as perguntas que podem surgir com determinada resposta. Para isso, é preciso ouvir o entrevistador com bastante atenção e imaginar onde esse diálogo pode chegar, dando preferência aos assuntos que você tem mais conhecimento e propriedade para falar.
5 – Fique preparado para falar seus pontos positivos
Não pense muito na hora de falar sobre você. Isso pode parecer que você está mentindo, e alguém fingido é tudo que o entrevistador não está procurando. Não precisa ser inconveniente, desagradável ou algo do tipo, mas também não seja tímido. Fale das coisas boas que já fez por outras empresas, alguma ação que se sentiu orgulhoso em praticar, ressalte suas habilidades e, se possível, argumente sobre elas, explicando como ficou tão bom em algo assim, como adquiriu essa qualidade.
Agora que já sabe o que fazer, não perca tempo! Comece a se preparar para sua entrevista. Se ainda não tem uma marcada, busque por uma e coloque em prática todas essas dicas.