Ser um bom líder é uma das atribuições mais complexas que alguém pode ter dentro de uma empresa. Mas, infelizmente, o que ainda vemos em boa parte das organizações é que muitos cargos de liderança são ocupados por pessoas que não foram preparadas para essa função.
Por isso mesmo, cada vez mais empresas e profissionais têm buscado informações sobre como se tornarem bons líderes.
Sendo assim, resolvemos reunir neste post informações sobre o que é ser líder, quais estilos e técnicas de liderança existentes, como ser um bom líder, formas de se destacar na liderança e como o coaching pode ajudar na formação de um bom líder. Acompanhe-nos e boa leitura!
A liderança é mais do que um cargo: ela é um conjunto de condutas e modos de agir. De acordo com o dicionário Michaelis, líder é:
Sendo assim, percebemos que a questão do poder de decisão é um dos conceitos-chave dessa posição. Mas não é apenas o poder de decidir que define um líder e, sim, principalmente, como esse poder de decidir é empregado.
Se por um lado essa oportunidade de decisão é um poder, é, por outro, também uma responsabilidade. Assim, quando um líder toma uma decisão, raramente isso terá consequências apenas para ele, mas também pelos outros.
Existem diferentes estilos de liderança, como a autocrática (líder centraliza a tomada de decisões), democrática (enfatiza os dois lados da relação, ou seja, líder e liderados), liberal (focada no liderado), visionária (busca resultados grandiosos), motivadora (analisa o perfil dos colaboradores de uma forma bastante realista, potencializando o que cada um tem de melhor), técnica (delegada a gestores que possuem forte conhecimento técnico) etc.
Mas, seja qual for o estilo de liderança que mais combine com você e com sua personalidade, há certas técnicas que ajudam qualquer líder a desempenhar o bem o seu papel. Já abordamos essas técnicas em outro post sobre o assunto, mas vamos pincelá-las rapidamente por aqui:
Por mais que sua equipe ame o que faz, é preciso estar sempre atento aos limites físicos e psicológicos de seus colaboradores para não sobrecarregá-los;
É preciso ter muito cuidado na hora de estabelecer as metas de seus funcionários. Objetivos audaciosos podem ser um estímulo para manter a equipe motivada e tentar se superar, mas é preciso trabalhar com metas possíveis, caso contrário o efeito será inverso. Na dúvida, trabalhe com objetivos progressivos;
Procure sempre desenvolver a cultura do feedback entre os membros da sua equipe – inclusive entre eles. É claro que você precisa dar o bom exemplo, então é importante que parta do seu lado esse posicionamento, seja para criticar, elogiar ou sugerir;
Busque sempre notificar seus liderados da forma mais clara possível, e mantenha-se disponível para responder a quaisquer dúvidas da sua equipe;
O salário precisa refletir a valorização do profissional na empresa, e é preciso estar sempre aberto a discutir essa questão com seus liderados.
A seguir, selecionamos 11 maneiras de você se desenvolver como líder e mostrar como sua liderança pode ser boa para a equipe:
É preciso ser forte e confiante para admitir que errou. Às vezes, as pessoas acham que admitir um erro é sinal de fraqueza, mas, na verdade, é o contrário. Quanto mais aberto você for com sua equipe, mais as pessoas respeitarão você como líder.
É preciso criar uma cultura de trabalho positiva. Motive seus colaboradores. Uma atmosfera agradável de trabalho aumentará a força de vontade e produtividade dos funcionários.
Se você quer a confiança dos seus liderados, a primeira coisa que precisa fazer é confiar neles. Quando você faz isso, você mostra que acredita no trabalho dessas pessoas. Assim, é natural que elas passem a confiar em você também.
Infelizmente, alguns líderes têm o péssimo hábito de assumir o crédito por ideias e trabalhos dos outros. Mas apenas bons líderes são generosos e dão créditos a quem realmente merece. Bons líderes sabem que o sucesso depende do trabalho e do talento de muitas pessoas, e reconhecem isso.
Infelizmente, muitos líderes ainda atuam segundo o ditado “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Mas, se você quiser ser um bom líder, tenha em mente que você deve ser um exemplo de excelência. Você é constantemente observado por sua equipe, e serve de espelho para quem quer aprender.
Muitas vezes, os líderes tratam seu time com excessivo controle. Mas o bom líder sabe que liberar as pessoas para trabalharem da sua melhor forma e ter flexibilidade é a melhor receita para gerar uma sensação de bem-estar, confiança e produtividade.
É claro que o sucesso do trabalho da sua equipe depende de todos, mas o líder é o principal responsável por tomar as decisões. Sendo assim, seja a pessoa que conduz as ações do time para cumprir com as demandas.
As emoções de um líder têm o poder de afetar o trabalho de seus colaboradores também. Então, se suas emoções estiverem negativas, sua energia no trabalho estará ruim, e isso acabará contaminando a todos. Mantenha-se otimista e positivo e saiba gerenciar suas emoções. Uma pessoa sem inteligência não consegue passar segurança a seus funcionários.
É claro que você precisa cumprir com seus objetivos de trabalho, mas não a ponto de passar por cima das pessoas. Por isso, mostre compaixão e preocupação diante da dificuldade alheia. Tente sempre chegar a um senso comum entre o que a empresa quer, o que seus colaboradores precisam e o que você pode fazer. Com isso, você só ganhará admiração e respeito em seu trabalho.
Descobrir quais são os talentos e pontos fortes das pessoas fará com que você ajude-os a crescer como profissionais e desenvolva-os da forma mais produtiva para eles e para a empresa.
Ser um bom comunicador é saber não só passar informações da melhor forma possível, mas também saber escutar e observar. Essa é a melhor maneira de poder dosar os objetivos da empresa com as demandas individuais de cada funcionário.
Todas essas dicas podem deixar líderes e futuros líderes sem saber como dar o primeiro passo para ser um bom líder. Felizmente, é possível contar com a ajuda do trabalho de coaching para isso.
Há cursos com ferramentas e metodologias voltados para desenvolver bons líderes, seja para quem quer chegar lá ou para quem já está nessa posição.
O coaching ajuda o líder ou futuro líder a se conhecer, desenvolver competências e definir objetivos para sua trajetória, seja ela pessoal ou profissional.
Então, se você quiser aprender mais sobre como ser um bom líder, curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas novidades e publicações.