Para que qualquer trabalho seja realizado com sucesso e você obtenha ótimos resultados, um bom relacionamento é fundamental. Para isso, o papel de um líder é de extrema importância, uma vez que a fluidez e o desenvolvimento da empresa dependem da maneira que é organizada e como seus colaboradores se relacionam diante dos desafios e problemas que surgem.
Neste momento eu te pergunto: Qual tem sido o seu papel na sua empresa? Chefe ou líder?
Antigamente, a grande maioria das empresas apenas obedecia a regras estabelecidas pela figura de um chefe. Porém, a partir da década de 90, esse “padrão” estipulado nos locais de trabalho foi mudado. Até porque, a necessidade de pessoas dispostas a pensar acabou sendo maior do que simplesmente ter pessoas que pudessem cumprir ordens.
Para muitos, a liderança é um dom, assim como cantar, pintar ou tocar algum instrumento, mas essa questão ainda é discutida e estudada por muitos especialistas. Segundo a psicóloga Neli Barboza, “ter mais perfil para líder ou chefe é uma característica ligada à história de vida de cada um”. Ou seja, as experiências vividas vão nos ajudar a formar uma personalidade, e consequentemente, nos tornarão líderes ou chefes.
Eu te pergunto: você é um chefe ou um líder? Para entender melhor, saiba quais são as diferenças de cada papel e busque enxergar em qual deles você se encaixa, diante das situações do seu cotidiano:
O chefe
1 – Verbos mais utilizados: “mandar” e “comandar”;
2 – Usa mais o pronome “eu” do que “nós”;
3 – Toma decisões sozinho;
4 – Fala muito, escuta pouco;
5 – Tem que aprovar tudo;
6 – É focado em resultados imediatos;
7 – Não aceita erros;
8 – Sempre procura um culpado aos erros;
9 – Preserva sua postura de autoridade para esconder sua insegurança;
10 – Não gosta de invenções, apenas cumpre as tarefas de sempre.
O líder
1 – Verbos mais utilizados: “orientar” e “motivar”;
2 – Usa mais o pronome “nós” do que “eu”;
3 – Toma decisões junto com seus liderados;
4 – Escuta muito e prefere trocar idéias, não impor as suas;
5 – Compartilha e agrega, não centraliza sua função;
6 – É focado em preparar pessoas e não visa resultados imediatos;
7 – Aprende com os erros;
8 – Sempre procura soluções viáveis;
9 – Não utiliza sua autoridade para ter segurança;
10 – Sempre estimula a criação de seus colaboradores.
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