Quando você pensa em características para se definir, organizado é uma palavra que passa longe do seu vocabulário?
Embora aparentemente inofensiva, a falta de organização pode ser um verdadeiro obstáculo no seu caminho. A organização pessoal, por outro lado, é capaz de facilitar a rotina, agilizar ações do cotidiano e impulsionar uma mudança de vida!
Aliás, se mudar certos hábitos é um desejo seu, não espere o início de um novo ciclo da vida para tomar essa atitude. Seguindo algumas dicas de organização pessoal, é possível antecipar seus objetivos e colocar a vida nos rumos desejados, inclusive profissionalmente.
Organização pessoal não é só lembrar de arrumar a cama ao acordar, tirar a pilha de roupas de cima da cadeira ou não deixar os sapatos largados pela sala. Ela é muito mais ampla que isso.
O dicionário Michaelis define organização como “arrumação ordenada das partes de um todo” e também como “preparação de um projeto, com definição de procedimentos e metas.” Ou seja, vai muito além de um detalhe ou outro da bagunça do seu quarto, englobando todos seus hábitos e sua rotina.
Soa como uma excelente medida para melhorar a vida, tanto no aspecto pessoal como profissional? Isso porque a organização tem mesmo essa capacidade!
Ter disciplina quanto às atividades do dia a dia, deixar a mesa do escritório em ordem e definir objetivos são formas de organização pessoal. Ele está, em grande parte, ligada à forma como você administra seu tempo – afinal, sem o gerenciamento adequado dele, acabamos nos tornando improdutivos e procrastinadores.
Já com uma organização de tempo inteligente e adequada, evitamos atrasos, conseguimos identificar quais são as nossas prioridades, temos mais foco, o raciocínio fica ágil e ainda dispomos de mais… tempo! Sim, a administração correta do tempo é capaz de fazer com que você tenha mais momentos de lazer.
Então confira as dicas de organização pessoal que separamos para você aumentar sua disciplina no dia a dia:
Não usa mais? Significa que é hora de desapegar. Tudo aquilo que você não faz mais uso pode ser destinado para a doação ou ir direto para o lixo. Não estamos falando só de roupa, mas objetos de uma forma geral.
Aplique essa dica de organização pessoal no seu interior também: desapegue do que você sente que lhe faz mal.
Compromissos, ideias e prazos devem ser sempre anotados. Faça uso de uma agenda e de um calendário para não se perder nos afazeres. Não deixe para confiar só na memória, que pode falhar.
Além dos compromissos, as realizações pessoais e resultados em geral também merecem ser documentados. Anote qual a meta cumprida e o passo a passo de como você conseguiu alcançá-la. Discorra desde seus efeitos até eventuais obstáculos, mudanças e quais os planejamentos que devem ser feitos para o futuro.
Todo mundo precisa dar um tempo da correria do dia a dia. Assim, você consegue recuperar sua energia, reorganizar-se internamente e dar continuidade à rotina com mais tranquilidade e harmonia.
Não poderíamos dar dicas de organização pessoal sem recomendar que você também organize os espaços físicos.
Mesmo que esse não seja o seu forte, que tal mudar isso a partir de agora? Uma mesa de trabalho bem organizada contribui para a produtividade, agiliza o dia a dia e faz com que você não se estresse, fique ansioso ou perca concentração e tempo procurando por documentos. Aproveite e estenda a organização para o ambiente de casa.
—
Viu que para ser uma pessoa disciplinada não precisa de muito? Praticando as dicas de organização pessoal que citamos acima, você já consegue trazer grandes mudanças para a sua rotina. Pequenos hábitos têm essa poderosa capacidade!
Para ficar por dentro de mais dicas, curta a página da Ione Cortese no Facebook e acompanhe todas as novidades e publicações em primeira mão.