Apesar da expressão popular dizer que as famílias são todas iguais e só mudam de endereço, a verdade não poderia ser mais distante: cada família tem sua própria organização, com vínculos, relacionamentos e hábitos que variam bastante!
Enquanto instituição, as famílias possuem uma estrutura formada e questões sociais relevantes. Não à toa, as primeiras experiências significativas que temos na vida começam no âmbito familiar, que vira uma grande referência por toda a nossa existência. Mas nem por isso elas deixam de estar sujeitas a conflitos, é claro.
E os problemas no âmbito familiar têm reflexo em todos os outros setores da vida.
Se algo não vai bem no relacionamento com a família, é muito provável que todo o resto seja afetado. Uma relação harmoniosa entre o grupo familiar é primordial para que seus entes não sejam afetados nas demais áreas da vida e também internamente.
Para auxiliar na retomada do equilíbrio, o coaching familiar é uma boa opção. Este processo é capaz de trabalhar aspectos fundamentais que talvez a família não consiga lidar por conta própria e sem a ajuda de um profissional. Ele ainda estabelece planos resolutivos para a família não volte a cair em desarmonia.
E anote aí: pessoas que morem juntas e apresentem a mesma estrutura de uma família, ainda que não tenham parentesco, também podem recorrer ao processo de coaching!
O coaching familiar não necessariamente precisa ser feito com todos os integrantes da família; ele também pode ser realizado com uma única pessoa, dois membros ou então mais, conforme cada caso. Em algumas situações, as sessões de coach podem ser individuais com cada ente envolvido no processo, para depois acontecerem as sessões coletivas.
Mas, independentemente do método selecionado, o coaching familiar sempre apresenta resultados positivos para a família quando bem aplicado. Isso porque ele é capaz de identificar quais são as causas e limitações geradores de conflitos entre os familiares, além de indicar a melhor forma de tratá-las.
A desarmonia da família também é ajustada através da identificação de pontos positivos e qualidades. Além disso, o coaching familiar trabalha com a conscientização dos familiares e estimula uma boa comunicação, através de ferramentas e metodologias próprias do coaching. São formuladas, então, estratégias e planos de ações para que a família encontre o suporte necessário e não entre em desequilíbrio.
Assim, é fato comprovado que famílias que recorrem ao coaching familiar conseguem se beneficiar com o autoconhecimento proporcionado e com as adversidades tratadas durante o processo, construindo relações mais estáveis e saudáveis.
São várias as situações na vida que podem gerar a necessidade da atuação de um coach com foco em relacionamentos familiares: embora os conflitos entre seus integrantes sejam um desses motivos, não são o único.
O profissional pode e deve ser requisitado por aquelas pessoas que passaram por uma mudança ou querem se reaproximar dos parentes, ainda que não tenham vivenciado situação de conflito.
Além disso, o nascimento de um filho ou a saída deste de casa, o desequilíbrio na rotina da família, o trabalho em excesso de algum de seus membros e a falta de sintonia entre pais e filhos são outros exemplos de cenários que podem ser mediados durante o coaching familiar.
Se você se interessou pelo tema, saiba que meu programa de Life Coaching – Ione Cortese dispõe desta e muitas outras modalidades do coaching. Conheça o programa e confirme agora mesmo os benefícios do coaching para a sua vida!