O poeta inglês John Donne define bem o poder das relações no ambiente de trabalho: “nenhum homem é uma ilha”. O meio corporativo muitas vezes pode ser hostil, especialmente se considerarmos a grande diferença de perfis que devem conviver diariamente. Entretanto, por mais que uma pessoa tente “se virar” sozinha, no ambiente de trabalho mais do que em qualquer outro é essencial compreender a importância de se relacionar bem com os colegas.
Seria como pensar na convivência familiar: você não escolhe os parentes que tem. No trabalho, você dificilmente poderá escolher seus colegas. Saber conviver e lidar com as diferentes opiniões, pensamentos e personalidades no dia a dia tornará a rotina não só mais eficiente, como prazerosa.
O poder das relações no ambiente de trabalho se reflete na evolução de carreiras. Não raro, pessoas descritas como carismáticas ou queridas e admiradas pelos outros são as que costumam ocupar cargos de liderança. Isso porque mais do que apenas competência para exercer uma função, atualmente mais do que nunca a inteligência social é quase um pré-requisito para uma carreira bem sucedida.
Muitas pessoas não percebem o poder que as relações interpessoais no ambiente de trabalho têm. E, ao se darem conta, sentem-se perdidas, sem saber como melhorá-las. Existem algumas habilidades coringas que podem ajudar a melhorar as relações interpessoais no trabalho. Veja a seguir.
Por mais que você ache que seu colega está exagerando ou trazendo problemas externos para o trabalho, tente se colocar no lugar dele e expressar solidariedade. Às vezes, tudo o que uma pessoa precisa é desabafar para esvaziar a cabeça antes de começar o dia. Como passamos muito tempo em escritórios, busque ser compreensivo se isso ocorrer no horário de expediente.
E se quem precisar desabafar for você? Evite correr riscos de descontar nos colegas problemas pessoais. Um dos passos fundamentais para melhorar as relações no trabalho é melhorar o relacionamento que você tem consigo mesmo. Cuide-se e aprenda a respeitar seus próprios limites.
Gestos e entonação de voz podem ser tão importantes quanto as palavras nas relações interpessoais no trabalho. É o velho ditado de falar uma coisa e fazer outra. Evite cruzar os braços, bocejar ou aumentar o tom de voz ao conversar com um colega, mesmo que você discorde do que ele tem a dizer. Todos são sinais de que você não está aberto a ouvir e podem ser interpretados mal, prejudicando a convivência.
Trabalho é trabalho, afinal de contas. Só porque alguém não gostou do resultado de algum projeto, não significa que a pessoa quer ofender você. Nem tudo diz respeito a quem você é. Saber aceitar críticas é uma das chaves para boas relações com os colegas de trabalho.
Mas e quando nada disso funciona e duas pessoas simplesmente não conseguem se dar bem no trabalho? Aí entra o papel do líder, um agente com poder de interferir nas relações no ambiente de trabalho. Um líder é fundamental para o sucesso da empresa, especialmente por estar atento a como a equipe se relaciona.
Quando uma empresa tem problemas de relacionamento interno, tanto a área de recursos humanos quanto a gerência da área em questão devem buscar resolver os atritos para não comprometer o resultado final do trabalho. O primeiro passo é identificar as causas e trabalhar para eliminá-las. Em seguida, deve ser feito um acompanhamento com os colaboradores para que o problema seja resolvido.
É por isso que um bom líder é fundamental para a manutenção das boas relações no ambiente de trabalho. No dia a dia de grandes empresas, nem sempre a área de RH consegue manter o acompanhamento de perto necessário para identificar possíveis problemas de uma equipe. Um bom líder deve estar atento aos relacionamentos interpessoais dos membros de seu time. Além disso, é ele que faz com que as pessoas se sintam mais motivadas, assim como um líder ruim pode desestruturar toda a equipe.
Existem diversos tipos de poder atribuídos a um líder:
Um bom líder deve ser capaz de equilibrar todos os diferentes tipos de poderes para garantir as boas relações no ambiente de trabalho. Mas, em geral, o segredo para que o líder exerça seu poder de influenciar nas relações no ambiente de trabalho está em sua convicção e confiança ao exercer tais poderes. Afinal, é difícil respeitar pessoas que parecem abusar do poder que lhes foi atribuído, certo? E o respeito, no fim das contas, é fundamental para a motivação de uma equipe.
Outro papel fundamental de quem ocupa cargos de liderança é pensar nas melhores formas de equilibrar os desejos da empresa com os da equipe. Um líder deve ser capaz de planejar e enxergar previamente as situações que podem acontecer para tomar decisões mais confiantes e seguras. Para garantir a integração do time, um gerente pode buscar treinamentos e atividades em grupo, dando apoio, feedbacks e evitando atritos que possam ocorrer futuramente dentro da equipe.
E você, acha que é um bom líder, ou que tem capacidade para sê-lo? Para saber como desenvolver a liderança, conhecer os desafios relacionados à missão e sair do discurso e partir para a prática, faça o curso gratuito “Ser líder ou tornar-se líder”.