É muito natural se sentir perdido ou passar por momentos de desorientação na vida, sem conseguir definir metas e objetivos – e, muito menos, alcançá-los. Mas o que parece um ciclo sem fim pode ter uma solução: o coaching pessoal, também chamado de coaching de vida.
Um coach pessoal (ou de vida) é um profissional que ajuda as pessoas a alcançar um objetivo ou a fazer uma grande mudança. Ele é responsável por guiar os indivíduos no processo de questionamento sobre quais ações são necessárias para atingir seus objetivos.
Diferentemente da terapia, o coaching pessoal/coaching de vida tem como objetivo claro provocar uma mudança na vida futura da pessoa, sem entrar em questões mais profundas ou possíveis traumas passados.
Também não é indicado como tratamento para questões de saúde mental, como depressão ou transtornos de ansiedade.
Entretanto, mesmo que indiretamente, ele traz benefícios positivos para a saúde do indivíduo, entre eles:
Segundo a revista CFO, “Coaches têm a habilidade de enxergar as coisas de longe — o que algumas pessoas chamam de “visão de helicóptero” — e de ver situações difíceis sob uma nova perspectiva. Não raro, eles podem dar confiança para o cliente tomar decisões difíceis, ajudá-los a melhorar talentos inatos e motivá-los”.
Isso porque o coaching pessoal (ou coaching de vida, lembrando) trabalha os seguintes fatores:
Um dos maiores desafios entre quem quer mudar ou começar algo novo é definir seus próprios objetivos. Um coach pessoal pode ajudar você a interpretar seus sonhos e ideias e organizá-los em objetivos palpáveis.
Um coach ajuda você a ir de um ponto a outro na vida, motivando e apoiando você no processo.
Sabe aquela sensação de estar “travado”, sem saber para onde ir? É aí que entra o coach. Ele guia você para encontrar alternativas e contornar os obstáculos encontrados no caminho. Também pode ajudá-lo em períodos de transição de vida, como na hora de encontrar uma nova carreira ou mesmo um novo relacionamento.
Muitas vezes, os conselhos recebidos de amigos ou familiares pode ser útil, mas não eles não profissionais e costumam ser enviesados. Um coach pessoal ou de vida é alguém que não tem uma relação de intimidade com você e, portanto, enxerga suas ideias de forma objetiva. Isso o torna muito mais capaz de validar seus objetivos e dar as sugestões necessárias.
A vida nada mais é do que uma sequência de decisões, e um dos objetivos do seu coach será ajudá-lo a decidir qual objetivo priorizar, qual o primeiro passo a dar, entre outras ações.
Um artigo publicado na revista Public Management revelou os resultados de um estudo que comparou o treinamento sem coach e com coach.
Praticar algo sozinho (e mudar um hábito ou trabalhar para alcançar um objetivo, na realidade, nada mais são do que treinamentos) aumentou a produtividade em 22,4%, enquanto o treinamento combinado com a consultoria ou o coaching de vida semanal aumentou a produtividade em 88%.
Os motivos para tais resultados são os seguintes:
O coaching é um processo flexível e pode ser aplicado em diferentes contextos.
Os principais deles são o coaching profissional, que visa ao alcance de objetivos, metas e resultados nas organizações, e o coaching pessoal (ou coaching de vida), que estou descrevendo aqui.
Ao contrário do coaching profissional, este último é voltado para objetivos pessoais — por isso, inclusive, recebe este nome duplo, podendo ser chamado de vida/pessoal.
Cada vez mais, as pessoas têm cansado de fazerem somente o que “devem” fazer e se sentem prontas para fazer algo mais especial e com propósito. O problema é que muitos não conseguem enxergar exatamente o que esse propósito deve ser e como reorientar a vida em torno dele.
Com base nisso tudo, costumo dizer que o coaching pessoal é indicado para pessoas que buscam mudanças na vida de forma objetiva e rápida, visto que esse trabalho tem em média um mês de duração, e por ser bastante flexível e personalizado, pode ser indicado para diversas finalidades, entre elas:
A Federação Internacional de Coach (ICF) explica de forma clara e direta: “as pessoas contratam um coach de vida porque elas querem mais, querem crescer e querem tudo mais fácil. É simples assim. Um coach de vida ajuda o cliente a conseguir todos os três — e rápido”.
Se você acha que pode se beneficiar com o coaching pessoal ou coaching de vida, conheça o programa que elaborei para lhe ajudar a desenvolver suas competências e a transformar seu potencial em excelência.
É só clicar aqui e solicitar mais informações sobre o Método Ione Cortese. Espero por você!