O mercado de trabalho tem ficado cada vez mais competitivo – e não só para aqueles que disputam uma vaga de emprego. A pressão também tem vindo para o outro lado: o dos empregadores. Só agora eles começam a perceber a importância da motivação nas organizações para reter talentos no quadro da empresa.
E a cobrança é justificada! Os tempos mudaram, assim como os vínculos entre funcionário e empresa. Mais do que nunca, o colaborador deve se sentir motivado para criar vínculos com a firma e para exercer o seu máximo dentro do trabalho.
A produtividade é uma das primeiras consequências percebidas pelas empresas que reconhecem a importância da motivação nas organizações. Uma equipe motivada é uma equipe produtiva, o que resulta em objetivos alcançados em um prazo menor, com empresa e colaboradores satisfeitos
Consequentemente, a empresa consegue reter na equipe funcionários que sejam empenhados e talentosos. O crescimento é percebido tanto pela firma, que passa a ter funcionários produtivos, como pelo próprio colaborador, que avança na carreira!
Achou que motivação estava atrelada ao dinheiro? Melhor pensar novamente.
De acordo com os próprios funcionários de diversas organizações, a realidade é um pouco diferente.
Segundo pesquisa realizada pela empresa TINYPulse, com mais de 2.000 funcionários de mais de 500 empresas diferentes, a remuneração e os benefícios aparecem apenas em sétimo lugar nas respostas para “O que motiva você a se superar e ir além na sua empresa?”
A parceria entre os colaboradores – ou “camaradagem” – aparece em primeiro lugar, seguida pelo desejo intrínseco de fazer um bom trabalho e sentir-se encorajado e reconhecido.
Então nada de achar que tudo é uma questão de dinheiro. A motivação varia entre os funcionários. Eles podem mudar diariamente seus desejos e prioridades, por isso é importante manter-se próximo a todos.
Procure ficar familiarizado com as vontades dos seus profissionais para saber a melhor forma de mantê-los motivados!
Os estímulos para a motivação são diversos, como:
Esses são só alguns exemplos, mas a lista de incentivos à motivação é extensa.
E a empresa também pode (e deve) ser mais ativa nesse sentido!
O primeiro passo, claro, é assumir a importância da motivação nas organizações. A firma pode investir em palestras para os funcionários, dinâmicas em grupo, cursos profissionalizantes ou motivacionais, pesquisas de clima organizacional, entre outras atividades.
É por conta das diferentes vontades dos funcionários que o líder deve ter um papel igualmente de comando como de convergência, sendo capaz de dialogar com os variados desejos da empresa e de seus colaboradores.
Não é uma tarefa fácil. Mas considerando todos seus benefícios, é altamente recomendável que as empresas passem a valorizar e dar mais atenção aos seus funcionários, para que eles consigam encontrar motivação e felicidade no trabalho.
Para quem está precisando de ajuda nesse sentido, o coaching empresarial é uma excelente maneira de fortalecer a empresa e o relacionamento entre gestores e funcionários.
Entre as funções do coaching empresarial, está o suporte aos líderes, que conseguem trabalhar com o coach para melhorar a gestão organizacional. Com uma boa gestão, a equipe pode encontrar a motivação necessária para exercer o melhor trabalho possível.
—
Agora que você já sabe da importância da motivação nas organizações, que tal ficar por dentro de outras dicas? Curta a página da Ione Cortese no Facebook e acompanhe todas as novidades e publicações!