Quantas noites de sono você já perdeu porque estava em um estado de nervosismo exagerado por algo que ainda não aconteceu? Sofrer por antecipação é algo que ocorre entre 10 a cada 10 pessoas em algum momento da vida. Ficamos afetados por preocupações que sequer sabemos se realmente vão se concretizar, mas que, ainda assim, têm a capacidade de nos deixar ansiosos.
Essa reação é natural. É uma forma inconsciente de nos prepararmos para o pior, mesmo que esse pior possa nem vir a ocorrer. Imaginando tanto a situação, acreditamos que nos protegemos para o futuro. Falando assim nem parece tão ruim, não é? Mas só o que isso traz é falta de paz interior, preocupação, ansiedade e um constante estado de tensão! Ou seja: não aproveitamos a vida, que é imprevisível!
Quer saber como evitar sofrer por antecipação? Vamos entender antes por que isso acontece às pessoas e depois colocar em prática algumas dicas!
A mente é traiçoeira. Ela pode criar situações e problemas inexistentes, fazendo a pessoa acreditar que, ao se preocupar e tentar se defender do que está por vir, ela se poupa do sofrimento lá na frente.
Infelizmente, esse hábito é muito comum. Antecipamos términos, traições, demissões e até mesmo a morte de pessoas queridas.
Qualquer que seja o caso, o sofrimento por antecipação rouba a possibilidade de aproveitamento. Ao sofrer antes da hora com a morte iminente de um parente mais velho, você deixa de aproveitar aquele tempo precioso com ele. Da mesma maneira que ao sofrer por uma possível demissão, deixa de dar o seu máximo no trabalho e de mostrar que é um profissional empenhado.
Com tantas paranoias na cabeça, não é à toa que sentimos o reflexo disso no nosso corpo, que fica mais suscetível a doenças.
Curta a vida agora! Invista em pensamentos positivos para atrair situações igualmente boas e deixe para sofrer só quando chegar o momento (que nem sempre chega!)
Saber lidar com a própria mente e aprender a reprogramar pensamentos é fundamental para quem quer entender como evitar sofrer por antecipação. Confira as dicas que separamos para ajudá-lo a lidar com o sofrimento antecipado!
Não se deixe enganar pela mente quando ela está afetada pelo seu emocional. Invista no que é lógico. Afinal, aquilo o que está causando tanto sofrimento tem um motivo racional por trás?
No lugar de abraçar esse sofrimento antecipado, pergunte a si mesmo se a razão para ele é um problema ou uma preocupação. O primeiro pede por soluções, enquanto o segundo muitas vezes nem chega a se tornar um problema de fato.
Tudo bem, você concluiu que está sofrendo por uma preocupação, não por um problema. Aproveite e faça o exercício: qual seria a solução se isso realmente fosse um problema? No caso de uma pessoa que está ansiosa com a possibilidade de ser mandada embora do trabalho, qual seria a solução se a demissão acontecesse?
Só porque algo aconteceu lá no passado não significa que ocorrerá novamente. Desapegue do passado para não sofrer antecipadamente pelo futuro.
Nossos pensamentos têm uma força imensa e invisível. Abra mão dos pensamentos negativos, pois eles atraem situações ruins. Invista em pensamentos positivos para atrair coisas boas na sua vida.
Mente vazia é oficina do diabo, já diz aquele velho ditado. Enquanto manter a mente limpa é excelente (aproveite para conhecer o poder da meditação!), manter-se ocioso, por outro lado, é improdutivo e perigoso.
Dê uma trégua à sua mente! Tire um tempo para seus hobbies, para socializar e para relaxar. Como evitar sofrer por antecipação se você não se permitir sentir aquilo que é positivo e leve?
Como já dizia a expressão em latim: Aproveite o momento!
Agora que você já sabe como evitar sofrer por antecipação, que tal ficar por dentro de mais dicas de qualidade de vida? Curta a página da Ione Cortese no Facebook para acompanhar todas as novidades e publicações!