A essa altura você provavelmente já ouviu falar de coaching, ainda que por alto. A metodologia tem atraído cada vez mais pessoas interessadas em conhecê-la melhor, visto os benefícios que pode gerar, tanto na vida pessoal como profissional.
Não é à toa. O coaching permite o desenvolvimento do coachee – aquela pessoa que receberá a orientação do coach – de maneira que traçar e alcançar os objetivos se torna um processo mais ágil e estratégico. As consequências mais evidentes podem ser uma mudança de cargo, de carreira ou mesmo de vida.
Mas há também muito de autoconhecimento por trás do coaching, pois ele permite que o coachee identifique quais seus pontos fortes e fracos e no que precisa melhorar. Dessa forma, o cliente continua a evoluir mesmo após o fim do processo de coaching, de forma mais confiante e equilibrada.
Isso só é possível graças às principais ferramentas do coaching, que não são poucas. Elas são influenciadas por diversas ciências e conhecimentos, a exemplo da psicologia e da gestão de pessoas, e ajudam a criar uma conexão entre coach e coachee, construindo uma base de confiança que funciona como ponto de partida para o processo.
A variedade permite que o coachee experimente diversas ferramentas para identificar as mais apropriadas para suas metas. Confira aqui quais as principais ferramentas do coaching e como elas auxiliam nesse processo.
Nesta ferramenta, são analisados quatro aspectos da vida do coachee: pessoal, profissional, relacionamentos e qualidade de vida. Ele deve dar uma nota de 1 a 10 para cada um dos indicadores, analisando os graus de satisfação e dedicação.
A roda da vida é mais complexa do que parece, pois são 12 áreas analisadas no total. No aspecto de qualidade de vida, por exemplo, o coachee mensura seus hobbies e momentos de lazer, sua felicidade e plenitude e sua espiritualidade.
Tudo isso faz com que ela seja uma das mais poderosas e principais ferramentas do coaching.
Como o próprio nome já indica, nesta ferramenta o coachee deverá classificar suas atividades em circunstanciais, urgentes e importantes. Dessa forma, ele consegue administrar melhor e otimizar o tempo aplicado em cada uma delas, de acordo com a prioridade.
Enquanto as tarefas circunstanciais são as que não demandam tanta atenção e aparecem esporadicamente, as importantes requerem mais dedicação e devem ser executadas porque são benéficas a curto, médio e longo prazo. Demandas urgentes, por sua vez, aparecem de última hora e precisam ser realizadas de imediato.
A ideia da tríade é permitir que o coachee foque principalmente nas atividades importantes, mas de forma equilibrada com as outras duas.
Com essa ferramenta, o coach consegue despertar a expressão do inconsciente do coachee, acessando pontos mais profundos através de uma série de perguntas.
O coachee pode ser solicitado, por exemplo, a citar três fatos, dias ou momentos maravilhosos ou bons da vida. Ou ainda ser questionado sobre o que o move, quais suas motivações e o que o faz acordar todos os dias e levantar da cama.
Criada pelo Dr. Gary Chapman, a teoria de linguagens do amor afirma que há cinco formas pelas quais os sentimentos são demonstrados: toque físico, presentes, palavras de afirmação, atos de serviço e qualidade de tempo.
No coaching, é possível identificar qual forma é a mais predominante no coachee e as melhores maneiras de se expressar no dia a dia, potencializando a comunicação.
Essa é uma das principais ferramentas do coaching e também do ambiente corporativo, pois permite uma poderosa autoavaliação. O perfil ajuda a compreender os pensamentos do coachee e fortalecer habilidades e competências através de um questionário objetivo.
Além das citadas, as principais ferramentas do coaching também contam com a análise SWOT pessoal e estratégica, que avalia as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do coachee.
A ferramenta SMART, por sua vez, visa a elaboração de metas específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e temporais. Já a ferramenta Crenças Limitantes e Fortalecedoras trabalha com a confiança do coachee, procurando afastar as inseguranças, que são as chamadas crenças limitantes.
Quer saber mais sobre coaching e seus benefícios? Conheça o programa de Life Coaching da Ione Cortese e melhore os resultados em todas as áreas da sua vida.